Colocação de Próteses Dentárias fixas: conheça o processo através de um caso real e veja o antes e depois

Colocar Próteses Dentárias para substituir dentes em falta permite trazer-lhe um novo sorriso e novas razões para sorrir. Mas, até chegar ao resultado pretendido, é preciso passar por várias fases de tratamento.

Conhecer ao pormenor este processo é muito importante – permite saber com o que contar e encará-lo de forma mais tranquila e confiante.

Por isso, se pensa em colocar uma Prótese Dentária, este artigo é para si: vai conhecer todas as etapas do tratamento através de um caso real e ainda um fantástico antes e depois.

 

A colocação de Próteses Dentárias Fixas em 5 passos

As Próteses fixas permitem restaurar a dentição de forma definitiva. Tanto podem ser úteis para casos de perda parcial de dentes como para perdas totais.

Em qualquer dos casos, é necessário cumprir um plano de tratamento rigoroso, dividido em etapas com objetivos específicos.

Com base num caso real da Medway, vai ficar a perceber como funciona este processo na prática.

 

1. Avaliação e diagnóstico


Como em qualquer caso de Reabilitação Oral, a avaliação para colocar Próteses Dentárias é fundamental. É nesta fase que se faz um estudo clínico do caso a tratar e se define um diagnóstico, que vai servir de base para todo o processo.

Nesta etapa também se faz a recolha dos objetivos, expectativas e desejos do paciente. Estas informações permitem perceber se o tratamento com Próteses Dentárias será útil para chegar ao resultado que procura e de que forma.

No caso real da Medway, a avaliação foi executada da seguinte forma:

  • Realização de exames de diagnóstico (TAC e ortopantomografias), para definir o problema;
  • Análise do historial médico, para averiguar a presença de patologias que possam interferir no tratamento;
  • Moldagens e fotografias da boca, para ajudar a determinar as características da Prótese a colocar.

Estes dados ajudaram a definir o quadro clínico do paciente:

  • Presença de patologia de base;
  • Perda parcial de dentes na zona posterior da boca;
  • Presença de Prótese removível;
  • Desejo por uma solução que permitisse mudar a estética do sorriso e estrutura facial.
     

2. Planeamento do tratamento


É nesta fase que o profissional apresenta a proposta de tratamento ao paciente e são delineadas todas as etapas do mesmo.

Neste caso real, o projeto foi direcionado para a componente estética, para responder aos maiores desejos do paciente. A solução apresentada foi a colocação de uma Prótese fixa total, de forma a conseguir um efeito natural e permanente.

Com a ajuda de métodos inovadores de planeamento digital, o paciente conseguiu visualizar o efeito final planeado e sugerir ajustes, consoante as suas preferências.

 

 

3. Cirurgia de Preparação

As Próteses Dentárias fixas podem ser colocadas sobre Implantes ou sobre alguns dentes que sobram. Em qualquer dos casos, antes de avançar para os dentes definitivos, é preciso passar por um procedimento de preparação – seja para a fixação dos Implantes, seja para a preparação dos dentes que sobram.

Neste caso específico, o paciente passou por uma cirurgia de cerca de 7 horas, de forma confortável e indolor, com anestesia. A duração deste procedimento foi ditada pela complexidade do caso.

Este processo permitiu ainda colocar uma Prótese provisória, com dentes fixos, que permaneceu até à colocação da Prótese definitiva. Desta forma, o paciente restabeleceu a dentição na hora, saindo do consultório já com um novo sorriso e com a funcionalidade da boca melhorada. Esta colocação de Prótese provisória também lhe permitiu adaptar-se à presença das novas estruturas na boca, até à colocação da Prótese definitiva.

Após estas cirurgias, é necessário passar por um processo de cicatrização. No caso real em análise, este período durou cerca de 4 meses, durante o qual foram realizadas consultas de controlo e avaliação, com novos exames e testes. O objetivo foi averiguar a aceitação do organismo à presença da Prótese provisória.

Durante este período, a equipa da Medway preparava a Prótese definitiva com base nas características definidas.

 

4. Colocação da Prótese Definitiva

Depois de concluído o processo de cicatrização dos tecidos orais e com a Prótese definitiva finalizada, chega a hora da sua colocação.

Foi realizada uma nova cirurgia para o efeito, com anestesia. Quanto às coroas da Prótese provisória, quando retiradas, foram guardadas, para o caso de serem necessárias mais tarde.

 

5. Acompanhamento após o tratamento

Após a colocação da Prótese definitiva, inicia-se um novo período de cicatrização para que o organismo aceite as novas estruturas.

Todo este processo foi acompanhado, com consultas de avaliação e meios complementares de diagnóstico, para ir vigiando os resultados e descartar a hipótese de complicações.

 

O Antes e Depois da colocação de Próteses Dentárias Fixas

O tempo de realização de todo o tratamento é muito variável – depende de fatores como o número de dentes a substituir e da capacidade de cicatrização do próprio corpo. Ainda assim, sabe-se que fixar Próteses Dentárias na boca é um processo longo. Neste caso, teve a duração de cerca de 5/6 meses.

Contudo, tal como acontece na maioria dos casos, os efeitos planeados começaram a ser notados logo após a cirurgia de preparação em que foi colocada uma Prótese provisória. Nesta fase, o paciente conseguiu notar os seguintes resultados, característicos dos tratamentos com Próteses Dentárias: 

  • Dentição restabelecida na totalidade;
  • Cavidade oral mais preenchida;
  • Sorriso mais alinhado;
  • Dentes mais uniformes, brancos e sem manchas;
  • Rosto com aspeto rejuvenescido;
  • Alteração da arquitetura do rosto;
  • Equilíbrio dos traços faciais.


Assim sendo, é já nesta fase, após cerca de 7 horas de cirurgia de preparação, que começa o processo de melhoria da autoestima e da qualidade de vida dos pacientes

Após a conclusão de todo o processo de tratamento, já com a Prótese definitiva, as mudanças e melhorias são ainda mais evidentes e impactantes. Isto acontece porque estas estruturas conseguem imitar ao pormenor a dentição natural e as características da boca do paciente em questão, graças aos seus materiais e acabamentos.

Como consequência destes resultados, também a melhoria da funcionalidade da boca é inevitável, mesmo que o objetivo principal seja a mudança estética.

 

 

Confie em profissionais experientes para realizar o tratamento com Próteses Dentárias

Agora que já sabe como se processa um tratamento com Próteses fixas, é fundamental escolher profissionais especializados no mesmo, caso decida avançar com a sua realização. Afinal, além do cumprimento de todas as fases do processo, a experiência do médico é muito importante para alcançar os resultados desejados.

Na Medway somos especialistas na Reabilitação Oral com Próteses Dentárias. O nosso trabalho assenta em princípios de proximidade e transparência para com os pacientes, de forma a responder às suas necessidades da forma mais fiel possível.

Confie na nossa experiência e consiga o sorriso que imaginou.

Dr. João Faria Ver mais informações
Médico Dentista, Periodontia, Cirurgia e Implantes
AnteriorTudo sobre o uso de Prótese Dentária Removível: quais os diferentes tipos e quanto tempo dura?
SeguinteTudo o que sempre quis saber sobre a colocação de Facetas Dentárias na Turquia e as suas desvantagens