Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Como é feito o diagnóstico de um paciente numa consulta de Medicina Dentária?

Daniela Paiva Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria

Agendar uma consulta de Medicina Dentária é o primeiro passo para uma vida com mais qualidade. Saiba que numa primeira fase, o diagnóstico é essencial.

Hoje em dia, esta avaliação é cada vez mais completa, rigorosa e multidisciplinar. Mas o que acontece ao certo durante este processo?

Com este artigo vai ficar a saber tudo sobre o assunto. No final, conseguirá perceber as etapas por que vai passar, se estiver a pensar fazer uma avaliação, ou entender como foi feito o seu diagnóstico, caso já o tenha realizado.

Para que serve a avaliação numa consulta de Medicina Dentária?


Uma ida ao dentista pode ter diferentes objetivos:

  • Procurar uma consulta de urgência, no caso de um problema repentino;
  • Fazer uma avaliação periódica às estruturas orais, através de um Check-Up dentário;
  • Conseguir uma segunda opinião de um dentista, após um diagnóstico.


Em qualquer dos casos, é fundamental começar por uma avaliação.

Quando o paciente apresenta queixas - sejam dentes desalinhados, cáries, doenças periodontais, falta de dentes ou imperfeições dentárias, por exemplo, o diagnóstico é o ponto de partida para todo o processo que permitirá resolvê-las. O médico reúne informações relevantes, através de vários métodos, e, a partir daí, planeia e executa a estratégia de tratamento adequada.

Por outro lado, quando o paciente procura realizar um Check-Up dentário ou pedir uma segunda opinião, o objetivo do diagnóstico é verificar o estado das estruturas orais ou averiguar a presença de problemas.

Como é realizado o diagnóstico durante uma consulta de Medicina Dentária?

Na fase de diagnóstico, a boca é encarada como um todo. Só assim é possível fazer uma avaliação completa e rigorosa. Então, fazer um diagnóstico numa consulta de Medicina Dentária é um processo multidisciplinar, que inclui elementos de diferentes especialidades na área da Reabilitação Oral, como por exemplo:

  • Ortodontia - trabalha a posição dos dentes e maxilares; 
  • Endodontia - trata as zonas internas dos dentes; 
  • Dentisteria - restaura a parte física dos dentes;
  • Periodontia - trata e previne doenças nas gengivas e ossos;
  • Implantodontia - restaura a funcionalidade da boca com o uso de Implantes;
  • Próteses Dentárias - recupera a dentição por meio de próteses.


Além disso, estas avaliações são cada vez mais tecnológicas, utilizando ferramentas e softwares específicos que permitem pormenorizar o diagnóstico e aproximá-lo o mais possível do problema real. 

Quais são as etapas basilares de um processo de diagnóstico numa consulta de Medicina Dentária?


1. Estudo das queixas e histórico clínico


A primeira fase passa pela partilha da razão para a procura da consulta médica. Também se procede à análise das possíveis queixas, bem como da sua duração e intensidade.

É ainda recolhida a informação clínica do paciente, quanto a eventuais condições de saúde existentes ou já resolvidas, que possam provocar novos problemas.

2. Realização de exame clínico


Neste ponto da consulta de Medicina Dentária o médico examina o estado geral da saúde oral do paciente, por observação da sua boca. O objetivo é detetar eventuais sinais de doença ou indícios anormais, que podem até ser assintomáticos e desconhecidos do paciente.

3. Recolha de imagens e/ou vídeo


Com a ajuda de ferramentas digitais, tiram-se fotografias e fazem-se vídeos extra e intra orais para registar o estado das estruturas da boca. Este registo é muito útil para observar a evolução dos casos ao longo do tempo.

4. Realização de exames complementares de imagem


Se for necessária uma avaliação mais rigorosa das estruturas orais, podem ainda ser realizados exames de imagem, como TAC, ortopantomografias ou radiografias mais específicas. Estes permitem detetar lesões difíceis de identificar, mais internas.

 

5. Apresentação da solução


Com base nas informações recolhidas nos passos anteriores, o médico consegue identificar se existem questões que precisam de ser resolvidas e como. Regra geral, são partilhados dois planos:

  • A solução preferencial – mais completa, que permite resolver todas as questões e ter todos os resultados desejados;
  • A solução alternativa – mais económica e menos completa, embora ainda eficaz.


Isto permite que o paciente tenha sempre uma segunda hipótese, na impossibilidade de realizar um dos tratamentos.

Depois da apresentação da solução e da sua explicação detalhada, esclarecem-se todas as dúvidas existentes.

6. Planeamento do tratamento


Após a explicação da solução, ocorre o planeamento do tratamento, delineado pela equipa especializada das áreas clínicas identificadas.

Este plano define todas as fases do processo, para que o paciente o perceba e conheça os resultados que vão sendo alcançados ao longo do tempo. Nesta fase podem ser usadas ferramentas de planeamento digital, que permitem projetar o resultado final , ainda antes de iniciar o tratamento.

O que acontece após o diagnóstico?

Nos casos em que são detetados problemas ou condições de saúde, depois da apresentação do tratamento e do seu planeamento a decisão de avançar com o mesmo está nas mãos do paciente. Nesta altura já tem todos os dados necessários para avaliar se vale a pena resolver as situações detetadas e quais as opções mais viáveis. Ou seja: a realização do diagnóstico é isenta de qualquer obrigação para a concretização de tratamento.

Por outro lado, quando o diagnóstico confirma o bom estado das estruturas orais e a inexistência de problemas, a estratégia passa por continuar a realizar avaliações periódicas. Afinal, marcar uma consulta de Medicina Dentária de forma regular é uma das regras de ouro para proteger a saúde oral.

Marque a sua consulta de Medicina Dentária e faça um diagnóstico em espaços de confiança


Agora que já sabe como é que os diagnósticos se processam nas consultas de Medicina Dentária, é importante que o faça em locais com os recursos e médicos adequados.

Desta forma, a avaliação é bem realizada e certeira nas suas conclusões.

Na Medway temos os métodos de diagnóstico mais eficientes e uma equipa de profissionais especializados nas mais diversas áreas, seja para realizar uma consulta de urgência, fazer um Check-Up dentário ou dar uma segunda opinião. Marque a sua consulta de Medicina Dentária connosco e proteja a sua saúde da melhor forma.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais