Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Tiago Correia Médico Dentista, Cirurgia e Implantologia

Um novo sorriso e uma boca mais funcional. É isto que pode esperar com a colocação de implantes dentários. Mas, para quem anseia por estas mudanças, esperar pelos resultados pode ser difícil. Agora, ao colocar um implante de carga imediata, terá de aguardar muito pouco tempo para desfrutar do efeito final.

Hoje vamos explorar este tratamento de reabilitação oral, para o caso de precisar de colocar implantes. No final da leitura, entenderá como funciona, conhecerá as suas vantagens e saberá se pode realizá-lo.

O que é um implante de carga imediata?

Tal como os restantes tipos de implante, os implantes dentários de carga imediata são uma solução para substituir um ou vários dentes que se tenham perdido ou caído, ou dentes que estejam em mau estado. São implantados no osso maxilar e funcionam como novas raízes dentárias, criando uma base para a colocação de uma coroa ou prótese fixa.

Com um implante de carga imediata é possível restaurar a dentição num só dia, com uma única sessão, num processo de até 8 horas. Estes são chamados implantes de “carga imediata”, pois logo após a sua colocação no osso, o implante está pronto para receber uma prótese fixa, mesmo que provisória.

De seguida, enquanto os tecidos estão a cicatrizar e a integrar as novas estruturas, é produzida a prótese definitiva. Esta será colocada logo após algumas semanas ou dentro de poucos meses, dependendo do caso.

Com o método tradicional, após a colocação do implante, a fixação da prótese só ocorre depois de o processo de cicatrização e de integração da raiz artificial nos tecidos da boca estar concluído. Isto pode demorar até 6 meses. Assim, o tratamento prolonga-se no tempo e exige mais fases, até que a dentição esteja restabelecida.

Quais as vantagens da colocação de um implante em carga imediata?

A principal vantagem de colocar um implante de carga imediata para restabelecer dentes perdidos é a mudança estética obtida no imediato. Ao saírem da clínica, no dia da cirurgia, os pacientes têm já uma nova dentição completa. Isto beneficia a sua autoestima e evita que tenham de passar por um período sem dentes, que poderia causar muitos constrangimentos com a própria aparência.

Com a reabilitação imediata da dentição, o paciente também sente melhorias imediatas na dicção e na função mastigatória, já que estas são, com frequência, uma consequência da falta de dentes.

Outra das vantagens é a rapidez do tratamento. Num só dia, realiza-se todo o processo. Deste modo, os pacientes diminuem o número de visitas à clínica e o número de deslocações e evitam passar por vários procedimentos cirúrgicos.

Este protocolo tem ainda outros benefícios, como por exemplo:

  • Ao ser colocada de imediato uma prótese fixa provisória, o paciente evita os inconvenientes de usar uma prótese removível enquanto espera pela nova dentição, tornando o processo mais confortável e cómodo;
  • O paciente passa por um único processo de recuperação;
  • Os implantes são bem aceites pelo organismo;
  • O risco de complicações é reduzido;
  • O processo de habituação à nova dentição inicia-se mais cedo;
  • Os tecidos da boca cicatrizam logo com os contornos certos (pois já há uma prótese).

Quem pode colocar um implante de carga imediata?

Este tratamento pode ser utilizado em quase qualquer caso de perda de dentes, numa só arcada dentária ou nas duas. Contudo, é preciso que se cumpram alguns critérios básicos para a colocação segura de um implante de carga imediata. Estes assemelham-se aos dos implantes dentários tradicionais. Por exemplo, é necessário que:

  • O desenvolvimento das estruturas da boca esteja concluído;
  • As estruturas orais tenham uma boa capacidade de sustentação para aguentar os implantes;
  • O paciente tenha uma boa saúde oral, sem doenças periodontais.

Por outro lado, a utilização deste método pode ser desaconselhada para pacientes com uma saúde geral pouco estável. A presença de patologias como osteoporose, diabetes, hipertensão arterial ou bruxismo severo podem contraindicar o tratamento, se o quadro clínico for pouco controlado. Da mesma forma, o histórico recente de AVC ou de enfarte do miocárdio também pode ser impeditivo para a sua realização.

O médico especialista pode ainda reprovar a colocação de um implante de carga imediata se existirem distúrbios de coagulação do sangue, que dificultem a realização de cirurgias, ou problemas de cicatrização, que prejudiquem a recuperação.

Para ter a certeza de que é possível realizar este tratamento, é preciso passar por um rigoroso diagnóstico, avaliando o quadro clínico em questão, as características dos pacientes e o seu estado de saúde.

Encontre um local de confiança para realizar um tratamento com um implante de carga imediata

Já vimos que uma das vantagens da colocação de um implante em carga imediata é a sua segurança. Também percebemos que pode restaurar a dentição de forma eficiente e muito mais rápida. Porém, para assegurar que o processo de tratamento é bem realizado e que pode usufruir dos seus benefícios, certifique-se que escolhe bons locais e bons profissionais.

Na Medway, contamos com especialistas em implantologia dentária. Com uma vasta experiência e com um conhecimento aprofundado na área, dominam os protocolos de colocação de implantes, entre os quais os de carga imediata.

Além do mais, realizam diagnósticos rigorosos para perceber se este é o método certo para cada caso, tendo em conta as necessidades dos pacientes, a sua situação clínica e as suas condições.

Por estes motivos, estão aptos a proporcionar um plano de tratamento eficaz, que permita aos pacientes terem uma nova dentição o mais rápido possível, melhorando a sua vida a nível global.

Se procura uma clínica de implantologia para colocar implantes dentários no Porto, marque uma consulta connosco.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Sorrir é o melhor remédio: 6 Benefícios importantes para a sua saúde

Descubra o poder que um sorriso tem na saúde. Ajuda a aliviar o stress, a combater a dor, a depressão e muito mais! Conheça aqui todos os seus benefícios.

Saber mais