Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Dentes Separados ou Dentes Apinhados – será que o Invisalign corrige estes problemas?

Daniela Paiva Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria

Ter dentes desalinhados, separados ou apinhados, é mais do que razão suficiente para procurar um tratamento com Aparelho Dentário. O Invisalign é uma das opções mais populares e procuradas, pelos seus benefícios. Mas é essencial saber se tal solução é indicada para estes casos, isto é, se é possível tratar dentes separados ou dentes apinhados com Invisalign.

Essa informação é o que vai ficar a saber neste artigo. Assim, se sofrer deste problema, saberá qual a solução possível.

O que são Dentes Separados e Dentes Apinhados?

Seja na infância, adolescência ou idade adulta, podem surgir desalinhamentos e problemas de oclusão (encaixe entre a dentição superior e inferior). Os dentes separados e os dentes apinhados são dos desalinhamentos dentários mais comuns. Um estudo revelou que, na amostra contemplada, a prevalência do primeiro problema foi de 60% e de 84% no segundo.

Nos dentes separados, existe espaço a mais entre eles. Este problema, conhecido como diastema, é mais comum nos dentes superiores da frente, embora possa notar-se noutras zonas da dentição.

Tal fenómeno pode ter várias causas, como:

  • Retração gengival (redução do tecido gengival);
  • Fatores genéticos (como diferenças de tamanho entre os dentes);
  • Repetição excessiva de certos hábitos, como chuchar no dedo ou utilizar a chupeta;
  • Perda de um ou mais dentes;
  • Excesso de pressão da língua sobre os dentes.

 Já os dentes apinhados dizem respeito aos casos em que estes se empurram entre si, sobrepondo-se uns aos outros, amontoando-se e mudando até a sua orientação.

A causa principal dos dentes apinhados, ou dentes tortos, como muitas vezes ouvimos chamar, é a falta de espaço no maxilar, que pode advir de fatores hereditários, da perda de dentes ou do nascimento dos dentes do siso, na idade adulta. O uso prolongado de chupeta ou o hábito de chuchar no dedo também podem provocar o problema.

Qual é a importância de corrigir Dentes Separados e Dentes Apinhados?

Ambos os problemas provocam, muitas vezes, constrangimentos estéticos. Resolvê-los permite ter uma dentição mais uniforme e alinhada, que beneficia o sorriso e o rosto e aumenta a autoestima.

Os dentes separados ou apinhados podem ainda favorecer a acumulação de resíduos de alimentos e dificultar a higienização com escova e fio dentário. O resultado é a acumulação de bactérias e o consequente desenvolvimento de doenças periodontais. Desta forma, corrigi-los é também uma questão de saúde oral.

Ao solucionar estas condições, também é possível evitar problemas que resultam da presença de dentes separados e de dentes apinhados, como:

  • Desajustes na mordida;
  • Dificuldades de mastigação e de digestão;
  • Excesso de carga sobre os dentes e articulações do maxilar;
  • Dores de cabeça, pescoço e coluna;
  • Disfunções respiratórias.

Por fim, corrigir os dentes com espaços ou apinhados impede ainda o agravamento natural do desalinhamento.

É possível usar Invisalign para Dentes Separados e para Dentes Apinhados?

A forma mais eficaz de corrigir estes desalinhamentos é através de Aparelhos Dentários que promovem a movimentação dentária. Em particular, é possível tratar dentes separados e dentes apinhados com Invisalign, utilizando alinhadores transparentes que:

  • Encaixam nos dentes;
  • São removíveis;
  • Vão sendo trocados à medida que se vão alcançando resultados.

As forças que os alinhadores do Invisalign aplicam são diferentes das dos restantes aparelhos, caracterizando-se pela sua suavidade e extrema precisão. No caso dos dentes separados, as forças são aplicadas de forma a fechar os espaços entre eles. Já nos dentes apinhados, a pressão exercida permite alinhar os dentes, anulando a sua sobreposição.

Para arranjar espaço para esta nova posição dos dentes, o Invisalign pode, nos casos de dentes apinhados, ser associado a tratamentos de expansão das arcadas dentárias ou de extração de alguns dentes, regra geral dos pré-molares. O Invisalign pode ser usado nos dentes superiores e nos dentes inferiores.

O tempo de tratamento com o Invisalign depende da complexidade do caso. No entanto, dada a forma localizada como as forças são aplicadas, estima-se que consiga alcançar o resultado esperado mais rápido que outros aparelhos, durando entre 6 e 18 meses.

Como é o tratamento com Invisalign para Dentes Separados e Dentes Apinhados e que vantagens traz? 

O tratamento de dentes separados e dentes apinhados com Invisalign baseia-se em etapas de avaliação, planeamento, fabrico dos alinhadores e entrega e utilização dos mesmos. Todo este processo é realizado de forma muito tecnológica, utilizando ferramentas como o scanner intraoral iTero e o software ClinCheck.

 Estes recursos são um dos seus principais benefícios e permitem:

  • Obter imagens 3D da boca do paciente;
  • Fazer uma simulação do resultado do tratamento e ver o efeito final antes de começar;
  • Planear e visualizar as movimentações específicas em cada dente;
  • Prever o tempo necessário para atingir o resultado.

Existem outras vantagens de usar este Aparelho para dentes separados ou apinhados, em comparação com soluções fixas, como:

  • É muito confortável e cómodo de usar;
  • É quase invisível;
  • Permite uma higienização oral e uma alimentação normais;
  • Provoca mudanças notórias logo nos primeiros 6 meses de tratamento.

O que é preciso fazer após tratar Dentes Separados ou Dentes Apinhados com Invisalign?

Depois de realizar um tratamento ortodôntico com Invisalign e de ter um sorriso mais alinhado, ninguém quer retroceder nos resultados. Por isso, é importante seguir algumas recomendações e cuidados.

Apesar da eficácia deste Aparelho, existe sempre a possibilidade de os dentes voltarem às suas posições iniciais ou sofrerem algum tipo de movimentação. Para evitar tal situação, pode ser preciso usar Aparelhos de contenção após o tratamento.

Regra geral, esta utilização é mais frequente nos primeiros meses/anos depois de deixar de usar os alinhadores, sendo cada vez menos habitual com o passar do tempo (por exemplo, usar apenas durante a noite).

Como descobrir se pode tratar os seus Dentes Separados ou Dentes Apinhados com Invisalign?

Apesar de já saber que o Invisalign é muito eficaz nestes desalinhamentos dentários, é sempre necessário fazer uma avaliação rigorosa que indica se este é mesmo o método certo para cada caso.

Conte com os especialistas da Medway para esta avaliação. Temos profissionais certificados neste tratamento ortodôntico, estando aptos a planeá-lo e realizá-lo com eficiência. Além disso, oferecemos a possibilidade de marcar uma consulta para avaliar o uso de Invisalign para dentes separados ou apinhados sem compromisso.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais