Tem os dentes desalinhados e acha que usar aparelho pode ser uma boa solução? Na verdade, é mesmo, considerando as altas taxas de sucesso. Mas, antes de decidir avançar com o tratamento, é normal querer saber quanto tempo de aparelho é que os dentes tortos precisam para se alinharem.
Conhecendo esta informação, estará a par do quanto terá de esperar até ter um sorriso perfeito. Isto pode ser relevante para perceber se esta é uma solução adequada para si.
Hoje vamos explorar o assunto, explicando como tratar dentes tortos com aparelho dentário, a duração do processo e o que a influencia.
Como é que o aparelho dentário funciona?
O tratamento de dentes tortos com aparelho dentário consiste na colocação de estruturas na superfície da dentição que aplicam forças controladas. Estas forças vão estimular a movimentação dos dentes até assumirem posições mais alinhadas.
Existem vários tipos de aparelhos dentários, divididos entre os fixos e os removíveis. Os fixos usam elementos metálicos pequenos (os brackets) colados em cada dente. O que liga os brackets é um arco metálico, fixado por elásticos. É esta estrutura que aplica a força necessária sobre a dentição.
Em certos modelos, como o fixo autoligado, os elásticos podem ser dispensados.
Os aparelhos removíveis, como o nome indica, podem ser removidos em situações específicas, como por exemplo para comer. O mais conhecido é o Invisalign, um aparelho transparente. É composto por alinhadores que encaixam nos dentes e que vão sendo substituídos ao longo do tratamento.
Ambas as opções são muito eficazes, sendo necessária uma avaliação para descobrir a melhor para cada caso.
O tratamento para dentes tortos exige quanto tempo de aparelho?
Alinhar dentes tortos com aparelho dentário é um processo gradual. Os resultados vão aparecendo de forma progressiva, à medida que os dentes se vão movimentando e adotam novas posições na boca.
O facto de se tratar de um tratamento prolongado ajuda a garantir que o processo é controlado e bem feito, favorecendo os resultados e a sua estabilidade no pós-tratamento. Pelo contrário, desrespeitar o tempo necessário para alinhar os dentes pode aumentar o risco de estes voltarem a entortar e de os resultados ficarem aquém do esperado.
A duração destes tratamentos é variável. Para saber quanto tempo de aparelho é que os dentes tortos precisam para se endireitarem ao certo é necessário relacionar diversos fatores. Porém, estima-se que este período pode ir dos 6 aos 24 meses.
Que fatores determinam quanto tempo de aparelho é que os dentes tortos necessitam?
Após perceber como é que o aparelho dentário funciona e quanto tempo de aparelho é que os dentes tortos podem precisar, é altura de descobrir os fatores que mais influenciam esta duração.
Grau de desalinhamento dentário
A complexidade de cada caso clínico faz variar o tempo do tratamento de dentes tortos com aparelho dentário. Desalinhamentos mais graves tendem a exigir mais tempo de uso do aparelho. É o que acontece, por exemplo, quando há desajuste da mordida, além de dentes desalinhados.
Já os desalinhamentos mais simples costumam ser mais fáceis e rápidos de resolver.
Tipo de aparelho usado
Há aparelhos dentários que podem ser mais rápidos a conseguir resultados que outros.
O aparelho fixo sem elásticos (aparelho autoligado) e o Invisalign costumam ter um tempo de tratamento mais reduzido que o fixo tradicional, por exemplo. A razão prende-se com a maior precisão e controlo das forças provocadas.
Resposta do organismo
Alguns pacientes apresentam uma maior resistência natural ao tratamento dos dentes desalinhados com aparelho dentário, por exemplo por fatores hormonais. Nestes casos, a deslocação dos dentes dura mais do que o suposto. Noutros, as estruturas da boca aceitam melhor a movimentação dentária, acelerando o processo.
Idade do paciente
A fase da vida em que se realiza o tratamento também faz variar a sua duração. Quando as estruturas da boca, em especial ósseas, ainda estão em desenvolvimento, o processo de movimentação dentária tende a ser mais rápido.
Assim, se se pergunta quanto tempo de aparelho é que os dentes tortos precisam para se alinharem na infância, a resposta é: menos do que na idade adulta. Nas fases mais avançadas da vida, as bases ósseas e esqueléticas já estão consolidadas, pelo que mudar a posição dos dentes pode requerer mais tempo.
Nível de cooperação do paciente
Um paciente comprometido e cooperante com o tratamento cumpre mais os cuidados e recomendações dos especialistas, que contribuem para resultados alcançados no tempo esperado.
Estas recomendações podem ser de vários tipos, desde:
- Comparecer a todas as consultas de acompanhamento;
- Proteger a integridade do aparelho;
- Higienizar o aparelho da forma certa;
- Usar o aparelho pelo tempo adequado (no caso do aparelho removível Invisalign).
Pelo contrário, pacientes que negligenciam estes cuidados podem prolongar o tratamento.
Realização de outros tratamentos
Em certos casos, pode ser necessário realizar outras práticas para favorecer o sucesso do tratamento de dentes tortos com aparelho dentário. Por exemplo, pode haver a necessidade de extrair alguns dentes para arranjar espaço para a novas posições dos dentes ou até de expandir as arcadas dentárias com o mesmo objetivo.
Nestes cenários, a duração do processo de alinhamento dentário pode ser mais longa.
Como saber quanto tempo de aparelho é preciso para os seus dentes tortos serem corrigidos?
Como vimos, alinhar dentes tortos com aparelho é um processo de duração muito variável. A única forma de receber uma estimativa mais aproximada para cada caso é através de uma avaliação profissional.
Na Medway beneficia de um diagnóstico muito completo. Após a avaliação, recebe um plano de tratamento individualizado que inclui uma previsão do tempo que o processo irá demorar, considerando o seu quadro clínico. Este plano é bastante completo, apresentando também o preço de tratar os dentes tortos com aparelho dentário no seu caso.
Com estas informações, conseguirá entender melhor as suas possibilidades para melhorar a dentição.
Mais: somos uma das clínicas de ortodontia no Porto e em Santa Maria da Feira conhecidas pelo acompanhamento próximo, com médicos muito experientes e atentos, como a Dra. Daniela Paiva. Se realizar o tratamento connosco, todo o processo será controlado ao pormenor para que atinja os resultados esperados, no tempo previsto.
Marque uma avaliação para descobrir como alinhar os seus dentes tortos e quanto tempo de aparelho será necessário ao certo.