Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Harmonização Facial: Saiba em que consiste e como cuidar da pele antes e após o botox

Daniela Oliveira Médica Dentista, Harmonização Orofacial

Apesar de se basearem em correções muito discretas, os tratamentos de harmonização facial podem ter resultados impactantes na sua autoestima e bem-estar. 

Neste artigo, damos-lhe a conhecer em que consiste a harmonização facial e quais as suas vantagens principais. Falamos também sobre os efeitos do botox e os cuidados a ter antes e depois da sua aplicação no rosto.

O que é a harmonização facial

A harmonização facial é o resultado da aplicação de técnicas e procedimentos com vista à correção de imperfeições na aparência do rosto. Algumas das alterações que a harmonização do face permite corrigir, ou disfarçar, incluem:

  • Rugas de expressão ou linhas finas;
  • Perda de volume nas estruturas da face;
  • Assimetrias da face;
  • Flacidez dos tecidos da face.

Cabe ao profissional de saúde avaliar as necessidades de cada paciente, procurar o que as origina e aconselhar o procedimento. Só depois de uma primeira avaliação são selecionadas as técnicas mais adequadas.

Tipos de procedimentos que compõem a harmonização facial

Existem diferentes técnicas e procedimentos que contribuem para uma harmonização facial bem conseguida. Por vezes, estes métodos pouco invasivos são suficientes para corrigir pequenos sinais de envelhecimento ou alterações na aparência da face.

As assimetrias faciais, ou a nível do sorriso, podem ter origem em problemas dentários. Assim, há vários tratamentos para harmonizar e equilibrar as proporções da sua face.

  • Tratamentos dentários

Alguns tratamentos dentários, para além de melhorarem a saúde oral e geral dos pacientes, podem contribuir também para a harmonização do rosto, principalmente a nível do sorriso. 

Assim, a aplicação de facetas dentárias, implantes dentários ou a utilização de aparelhos ortodônticos podem corrigir assimetrias ou imperfeições na estética dentária ou facial.

  • Peeling

Os tratamentos de peeling têm como objetivo promover a esfoliação das camadas superficiais da pele. Essa descamação, que pode ter origem física ou química, resulta numa regeneração dos tecidos do face.

  • Lifting não-cirúrgico

Com a idade, reduz-se a produção de colagénio, uma proteína presente nas estruturas de sustentação da face. Este tipo de lifting é feito através de diferentes técnicas que elevam essas estruturas até à sua posição natural.

  • Soluções injetáveis

A harmonização facial com recurso a substâncias injetáveis, como a toxina botulínica, também conhecida por botox, é eficaz para atenuar sinais de envelhecimento ou neuromodular a face. Este tipo de tratamentos podem ser usados para reduzir linhas finas e rugas já instaladas, melhorando a aparência da pele.

Principais benefícios do botox na harmonização facial

A aplicação de botox é um dos tratamentos de harmonização facial mais populares em todo o mundo. Quando a toxina botulínica, ou botox, é injetada em zonas específicas do face, vai suavizar rugas e promover um bloqueio nas contrações musculares que as originam.

 O botox apresenta várias vantagens quando aplicado em tratamentos de harmonização facial: 

  • Resultados imediatos - Graças à sua forma de aplicação (injetável), o botox atua de modo direto e imediato, proporcionando resultados visíveis no alisamento da pele.
  • Tratamento versátil -A toxina botulínica pode ser aplicada em diferentes zonas da face, como a área das sobrancelhas, ao redor dos lábios ou do nariz, por exemplo. Assim, pode usar o botox de acordo com as suas necessidades, ao longo do tempo (como corretivo de assimetrias musculares no sorriso ou como complemento ao tratamento de reabilitação oral). 
  • Função preventiva - Como a toxina botulínica relaxa os músculos da área onde se injeta, a sua ação vai não só disfarçar linhas e imperfeições, mas também prevenir rugas de expressão.

Antes do botox: Preparação e cuidados prévios deste tratamento de harmonização facial

 1. Avaliação

O primeiro passo para uma harmonização facial com recurso a botox é a avaliação médica. Só um profissional de saúde certificado para o efeito pode aplicar esta substância e garantir um procedimento seguro e com resultados. 

Aproveite esta etapa para colocar todas as suas dúvidas sobre o que envolve este procedimento. Partilhe também os seus objetivos para que o resultado esteja o mais próximo possível daquilo que espera.

2. Preparação

Depois de aprovada pelo seu médico, a aplicação de botox exige alguns cuidados prévios. Deve seguir as indicações do especialista quanto à toma de quaisquer medicamentos, especialmente os de ação anti-inflamatória e anticoagulante.

  • Nas 48 h antes do procedimento - Deve evitar qualquer ação que sensibilize a pele, como depilação com cera, pinça, linha ou cremes depilatórios. Evite também aplicar esfoliantes químicos ou físicos e séruns que possuam retinol ou ácidos.
  • Nas 24 h antes do procedimento - Deve abster-se do consumo de álcool, tabaco e substâncias estimulantes como a cafeína.

Depois do botox: Cuidados após este tratamento de harmonização facial

1. Evite esforços físicos e exposição solar

Depois da intervenção, nas primeiras 48h, pelo menos, é importante manter algum repouso, evitando fazer exercícios ou tarefas que envolvam esforço físico. É também recomendado que evite apanhar sol.

2. Mantenha a pele limpa e hidratada

Nos primeiros dias evite usar maquilhagem e cosméticos. Limite-se a aplicar (em movimentos suaves) um bom hidratante sobre o rosto e um protetor solar. Antes do procedimento, pode informar-se junto do médico sobre os melhores produtos a aplicar nesta fase, entre os cremes e séruns que já utiliza ou pedir recomendações sobre quais os produtos que pode adquirir para o efeito.

3. Visite o seu médico para as consultas de avaliação

Mesmo seguindo todas as recomendações, deve avaliar e acompanhar os resultados nas consultas de avaliação pós procedimento. Nas clínicas Medway, seguimos de perto os nossos pacientes em todas as etapas e o pós procedimento não é exceção. Dessa forma, garantimos que os resultados são os esperados e avaliamos a necessidade de realizar algum pequeno retoque.

Quer fazer uma harmonização facial? Confie apenas em profissionais certificados

Se está a ponderar fazer algum tratamento deste tipo, lembre-se que é essencial recorrer a profissionais de saúde habilitados para harmonização facial. Na Medway, os nossos médicos são certificados para a aplicação de diversos tratamentos estéticos, tais como:

  • Peeling e Microagulhamento;
  • Aplicação de injetáveis (botox, ácido hialurónico e hidroxiapatita de cálcio);
  • Bioestimulação de colagénio.

Nas clínicas Medway, analisamos toda a arquitetura facial para identificar as melhores soluções para os seus objetivos. Explore a nossa gama de tratamentos de harmonização facial e agende a sua consulta.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais