Reabilitar a dentição com implantes dentários é um processo de Medicina Dentária já muito avançado. Por isso, hoje, além dos implantes convencionais, existem outras alternativas muito úteis. É possível, por exemplo, colocar um implante zigomático.
Mas o que é ao certo este implante e o que o distingue? E em que casos pode ser usado? Continue a ler e conheça tudo sobre esta possibilidade, para averiguar se pode ser apropriada para si.
Saiba o que é um implante zigomático
Um implante zigomático é uma solução de reabilitação oral para recuperar dentes superiores. Em vez de ser colocado no osso maxilar, como os implantes convencionais, é fixado ao osso zigomático, responsável por suportar as maçãs do rosto.
Este é um tipo de implante mais comprido do que o normal, até cerca de 55 mm, para que consiga chegar até à gengiva. Dada a sua localização, fica colocado numa posição oblíqua, a cerca de 45 graus.
Os implantes zigomáticos são também conhecidos por serem implantes angulados, graças à extremidade angular. É nesta extremidade que será colocado um pilar direito, ao qual será fixada a prótese que substitui os dentes.
É possível usar esta solução para colocar um implante dentário unitário, em que se pretende substituir apenas um dente. Porém, é muito mais utilizada para restabelecer uma arcada dentária completa e para suportar uma prótese fixa total, através de 2 ou 4 implantes.
4 tipos de pacientes que podem colocar um implante zigomático
Os implantes zigomáticos são uma alternativa viável aos implantes convencionais fixados no osso maxilar, em determinados casos.
Vamos conhecer quais os pacientes mais indicados para esta solução.
Pacientes com atrofia óssea severa
Existem pacientes que apresentam um osso maxilar muito reduzido ou em mau estado, devido a fatores como:
- Envelhecimento;
- Reabsorção óssea por falta de dentes;
- Trauma;
- Infeções periodontais;
- Quadros de osteoporose.
Com um osso maxilar fragilizado e diminuído, é inviável colocar implantes convencionais, pois a sua capacidade de suporte é insuficiente.
O implante zigomático pode ser usado quando há perda óssea severa no maxilar. Graças ao seu ângulo de colocação, contorna esta região e fixa-se no osso das maçãs do rosto.
Pacientes que querem evitar enxertos ósseos
Quando existe uma atrofia severa do osso maxilar, a única solução para usar implantes convencionais é realizar um enxerto ósseo, com osso de outro local, de origem animal ou de fabricação sintética. O objetivo é reconstruir e reforçar o osso existente.
No entanto, os enxertos são procedimentos complexos e podem atrasar o processo de reabilitação oral, pois é preciso esperar que o osso enxertado se integre no local. Com a colocação de um implante no osso zigomático, este processo deixa de ser necessário. Assim, é indicada para pacientes que desejam evitar os enxertos, por uma questão de preferência ou de saúde.
Pacientes com histórico de implantes convencionais falhados
Algumas situações podem levar ao insucesso de um tratamento com implantes dentários convencionais, no osso maxilar. Estas podem relacionar-se com as estruturas ósseas, que podem ser mais frágeis ou ter uma capacidade de suporte mais diminuída do que o suposto.
Nestes casos, o implante zigomático pode ser a solução mais viável para voltar a restabelecer a dentição, já que o osso zigomático é mais denso e estável.
Pacientes que procuram uma reabilitação oral rápida e eficiente
Como evitam enxertos ósseos, os implantes zigomáticos permitem um processo de tratamento mais rápido, em pacientes com atrofia óssea severa. Para além disso estão indicados também em pacientes que já realizaram enxertos ósseos antes mas que, devido a falha na terapêutica, não têm indicação para voltar a realizar.
Além do mais, o implante zigomático pode funcionar como um implante de carga imediata, admitindo a colocação de uma prótese fixa no mesmo dia, mesmo que provisória. Portanto, é adequado para pacientes que desejem recuperar uma dentição funcional e a autoestima mais rápido e de forma eficaz.
O processo de colocação do implante zigomático
A fixação de um implante no osso zigomático é feita através de um processo que engloba várias etapas. São elas:
- Avaliação – da saúde oral e das estruturas ósseas, para estabelecer um diagnóstico, com exames de imagem;
- Planeamento – definição da solução a usar e do número de implantes a colocar;
- Cirurgia – com sedação ou anestesia local. É feita a incisão, a preparação do osso, a fixação do implante e a sutura.
Dependendo do caso, a cirurgia pode incluir a fixação de dois implantes no osso zigomático, (um de cada lado) e de outros convencionais no osso maxilar ou de quatro implantes zigomáticos.
Após este passo, é feita a fixação da prótese provisória. Quando a prótese definitiva estiver pronta e os implantes estiverem bem integrados, procede-se à troca.
As vantagens de colocar um implante zigomático
Agora que já sabemos o que é um implante zigomático e quando é utilizado, é mais fácil identificar as suas vantagens. Veja quais são:
- O tratamento é mais rápido, menos complexo e menos invasivo, porque descarta a necessidade de enxertos ósseos;
- Os implantes mantêm-se sempre estáveis, porque o osso zigomático é menos suscetível a reabsorções;
- O efeito estético é muito natural, porque os implantes sustentam de forma perfeita as próteses.
Além disso, estes são implantes dentários de titânio, o que garante resistência, durabilidade e aceitação pelo organismo.
São estes benefícios que permitem que a taxa de sucesso de colocar um implante zigomático seja muito elevada – de 82% a 100%, segundo alguns estudos.
Descubra se o implante zigomático é para si com a ajuda profissional da Medway
Com este artigo percebemos que os implantes colocados no osso zigomático podem ser muito vantajosos em certos casos. Mas, se quiser saber se esta é a solução ideal para si, terá de consultar um especialista.
Na Medway, temos médicos especialistas em implantes e em implantes zigomáticos em particular, como o Dr. João Faria. Com o seu acompanhamento, poderá beneficiar de uma avaliação feita com muito rigor e de um planeamento personalizado e eficaz.
Se descobrir que este é o tipo de implante adequado, passará por um processo de tratamento minucioso, que prima pela segurança e oferece os resultados esperados.
Marque uma consulta na Medway se quiser saber com certeza se pode colocar um implante zigomático e usufruir dos seus benefícios.