Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Qual é o melhor aparelho dentário invisível: Invisalign, Impress ou Dr. Smile?

Bruno Vieira Gestor

Pondera usar um aparelho dentário invisível para alinhar os dentes, mas desconhece qual é a melhor marca? Estas soluções são muito vantajosas, mas, como existem várias opções, pode sentir dificuldade em tomar decisões.

Para facilitar o processo, é imprescindível que conheça as principais soluções disponíveis no mercado e que perceba o que as distingue.

Neste artigo, vamos explorar as marcas de aparelhos invisíveis mais conhecidas e explorar as suas diferenças.

Aparelho dentário invisível: quais são as melhores marcas?

Antes de começar, é importante que saiba que o sucesso do tratamento depende da qualidade do diagnóstico feito pelo médico dentista ortodontista. Identificado o problema, o aparelho, a marca ou a técnica que vai ser usada para o tratamento ortodôntico é um aspeto secundário. Se a técnica usada e os movimentos dentários definidos pelo ortodontista respeitarem a biologia humana do paciente, o profissional conseguirá resultados independentemente da técnica usada. Colocando as coisas da forma mais simples possível, o sucesso do seu tratamento não é definido pela marca mas sim pelo médico dentista ortodontista. Mas existem, de facto, diferenças entre as marcas e é isso que nos propomos abordar.

Pelas suas características e pelo uso de alinhadores transparentes, os aparelhos invisíveis são cada vez mais procurados. Isto faz com que apareçam diferentes marcas do produto ao longo do tempo. Em Portugal, as mais conhecidas são a Invisalign, a Impress e a Dr. Smile.

O Invisalign é o mais popular a nível mundial, tendo sido o primeiro aparelho ortodôntico invisível criado. Desenvolvido por uma marca americana há mais de 20 anos (a Align Technology), distingue-se pela tecnologia avançada e pela alta personalização do tratamento. Por isso, aeficácia de usar um aparelho dentário invisível como o Invisalign é muito elevada.

O trabalho da Impress e da Dr. Smile na criação de aparelhos transparentes é mais recente. A primeira foi fundada em 2019, em Espanha, e a segunda opera desde 2016, tendo origem alemã. Ainda assim, ambas as marcas têm vindo a ser desenvolvidas e são já também muito populares e eficientes.

6 fatores que distinguem as marcas dos aparelhos dentários invisíveis

Todos os aparelhos invisíveis para alinhar os dentes apresentam características comuns, como:

  • Possibilidade de remoção;
  • Uso de alinhadores transparentes e discretos;
  • Troca de alinhadores ao longo do tratamento;
  • Maior conforto.

Contudo, também existem fatores que os distinguem, consoante a marca. Vamos descobrir quais são.

Anos de experiência

O Invisalign encontra-se há mais tempo presente no mercado. Então, já passou por diversos desenvolvimentos e aperfeiçoamentos, de forma a melhorar os seus recursos e os seus protocolos de tratamento. Esta é uma das principais razões para a sua elevada eficiência.

Por serem mais recentes, tanto a Impress como a Dr. Smile têm menos experiência, apesar de serem também muito eficazes.

Tecnologia usada no tratamento

De modo geral, hoje em dia, qualquer aparelho para os dentes invisível é muito tecnológico, desde o diagnóstico ao acompanhamento do paciente. Um dos exemplos é o uso de scans intraorais 3D, que permitem analisar as estruturas da boca dos pacientes ao pormenor e delinear planos de tratamento mais eficazes.

Tanto a Impress, como a Dr. Smile e o Invisalign utilizam estes recursos, garantindo a produção de alinhadores à medida. Desta forma, as forças que os aparelhos aplicam são mais certeiras.

Consequente dos muitos anos de experiência e aperfeiçoamento, a tecnologia do Invisalign é mais desenvolvida e testada. Além do scan intraoral, utiliza ainda um software próprio e exclusivo – o ClinCheck. Este permite definir em detalhe o tratamento a realizar, incluindo a intensidade das forças a exercer e os locais exatos de aplicação das mesmas. Esta ferramenta ajuda também a visualizar o resultado previsto. Assim sendo, o tratamento pode apresentar uma taxa de previsibilidade e adaptabilidade mais elevada, comparando com as outras opções.

Problemas possíveis de tratar

Todos os aparelhos invisíveis têm sido desenvolvidos para conseguirem tratar uma grande variedade de casos, dos mais simples aos complexos. As opções da Impress e da Dr. Smile são um exemplo disso, visto que têm já diversas linhas de tratamento, indicadas para diferentes pacientes e níveis de complexidade.

No entanto, em comparação, as situações que o aparelho dentário invisível Invisalign trata continuam a ser mais alargadas. Porquê? Porque, graças ao seu maior desenvolvimento, permite pormenorizar ao máximo o planeamento, a qualidade dos alinhadores é muito elevada e é possível incluir acessórios especiais para movimentos dentários mais complexos (os attachments smartforce). Por essa razão, o Invisalign permite corrigir problemas de desalinhamento dentário ou de disfunções na mordida, em todos os graus de gravidade.

Além disso, também pode ser usado em todas as faixas etárias, a partir dos 6 anos, com recursos e funcionalidades próprias para cada uma delas.

Acompanhamento médico

Com a Impress e com a Dr. Smile, o acompanhamento dos pacientes ao longo do tratamento é realizado via remota, através de uma aplicação própria. Este é um formato cómodo, embora possa apresentar limitações na apreciação dos especialistas.

Com o Invisalign também pode existir uma monitorização remota, através da aplicação da marca. Durante o tratamento, o paciente pode ir partilhando algumas fotografias com o médico, para este analisar o seu progresso. A diferença é que, com este aparelho, também existe acompanhamento presencial, a cada 4/6 semanas. Isto garante que:

  • O paciente recebe indicações úteis para favorecer o sucesso do tratamento e esclarece eventuais dúvidas;
  • É possível identificar e resolver situações que possam comprometer o tratamento;
  • O paciente entende melhor o seu próprio processo de tratamento e aumenta a sua motivação para o cumprir.

Materiais usados

A Impress utiliza um poliuretano rígido especial para fabricar os alinhadores. Já na Dr. Smile, os alinhadores são produzidos num material próprio – o ClearQuartz. Em ambos os casos, esta composição permite estimular a movimentação eficiente dos dentes nos locais pretendidos.

Por outro lado, o material que o aparelho dentário invisível Invisalign usa é o SmartTrack, tendo sido muito aprimorado e testado ao longo da história da marca. Este garante a aplicação de forças ainda mais constantes e previsíveis. Também assegura um ajuste perfeito dos alinhadores às estruturas da boca, aumentando o conforto.

Custo do tratamento

Regra geral, o custo de um aparelho invisível para alinhar os dentes da Impress ou da Dr. Smile é mais reduzido que o do Invisalign. Esta redução do investimento está relacionada com o facto de terem um acompanhamento remoto, sem visitas presenciais ao dentista. 

Contudo, apesar do custo mais reduzido, é importante estar consciente das consequências negativas que este fator pode ter na eficiência e na personalização do tratamento.

Com o Invisalign, o preço é mais elevado, mas é compensado pela alargada experiência da marca, pela tecnologia aprimorada e pelo aperfeiçoamento do tratamento, que contribuem para a sua maior eficácia.

Descubra qual é o melhor aparelho dentário invisível para si com a ajuda de especialistas

Depois de conhecer as diferentes opções de aparelhos invisíveis, será mais fácil perceber qual pode ser a mais indicada para o que procura. Ainda assim, é essencial que este aconselhamento seja feito por um profissional que conheça todas as soluções e analise o seu caso em particular.

O profissional será responsável por todo o tratamento, pelo que escolher o médico ortodontista certo é muito importante. Desta forma, sentirá maior confiança no processo e também no próprio especialista, o que irá beneficiar o tratamento realizado.

Na Medway, realizamos diagnósticos rigorosos e, com toda a transparência, indicamos as opções mais vantajosas para cada caso. Se for o Invisalign, estamos ainda aptos a desenvolver planos de tratamento eficazes para tratar da sua dentição, com os recursos certos e com profissionais certificados.

Um exemplo desta aptidão e experiência é a Dra. Daniela Paiva, Diretora Clínica e Especialista em Ortodontia. Já tratou mais de 1000 casos com aparelhos ortodonticos. Além do mais, distingue-se pela extrema simpatia e atenção que dedica aos pacientes, garantindo que todos se sentem confiantes durante o tratamento.

Marque uma consulta para saber qual é o aparelho dentário invisível perfeito para o seu caso e renove o seu sorriso, com toda a segurança.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais