Quanto custa o Aparelho Invisalign? 5 fatores que influenciam o preço

O Aparelho Invisalign é uma solução ortodôntica vantajosa, mas quando pondera optar por este método é importante conhecer mais do que os seus (muitos) benefícios. Assim, saber quanto custa o Invisalign pode ser determinante para o processo de decisão.

No entanto, pode ser difícil prever o investimento que terá de fazer para se submeter a este tratamento.

Neste artigo vamos dar-lhe uma estimativa de valores e explicar-lhe o que pode fazer variar o preço desta solução.

 

Qual o preço do Aparelho Dentário Invisível?

O Invisalign é conhecido pelos seus alinhadores transparentes que vão sendo trocados ao longo do tratamento. Muitas vezes, é associado a um preço elevado, comparado com outras soluções mais convencionais. Mas será mesmo assim?

Na verdade, o preço do Invisalign é semelhante ao dos Aparelhos metálicos tradicionais, podendo situar-se entre os 2000€ e os 7000€. Lembre-se que, ao escolher esta solução de alinhadores invisíveis, o custo diz respeito ao plano de tratamento, e não apenas ao Aparelho em si.

 

Este plano divide-seem várias etapas, iniciando-se no estudo ortodôntico, seguindo-se o planeamento das etapas e visualização do resultado, criação dos alinhadores, colocação do Aparelho e, por fim, o acompanhamento do processo ao longo do tempo.

Além disso, ao investir neste Aparelho transparente estará a beneficiar de todas as suas vantagens, como por exemplo:

  • Discrição máxima, graças aos alinhadores transparentes;
  • Possibilidade de remoção, para comer ou escovar os dentes;
  • Conforto elevado – as forças aplicadas para mover os dentes são suaves;
  • Processotecnológico – usa softwares próprios, como o Clincheck, durante o planeamento;
  • Tratamento mais curto – regra geral, o alinhamento dentário com Invisalign é mais rápido;
  • Possibilidade de trocar os alinhadores em casa.

Todas estas razões fazem do Invisalign um tratamento com uma excelente relação custo-benefício, compensando facilmente o investimento feito.

 

O que faz variar o preço do Aparelho Invisalign?

É difícil indicar um valor exato para um tratamento com Invisalign, pelo menos antes de uma avaliação, já que o preço destes alinhadores invisíveis varia consoante alguns fatores fundamentais.


 

1. Complexidade do quadro clínico

preço do Aparelho Invisalign depende da gravidade do caso a tratar, sendo que, hoje, consegue resolver diversas situações com eficiência, como por exemplo:

  • Disfunções na mordida – aberta, cruzada, sobremordida ou prognatismo;
  • Dentes apinhados;
  • Diastemas.

Seja qual for o problema, quanto maior a sua gravidade, maior será o custo. Isto acontece porque um caso severo, regra geral, requer uma correção mais complexa, com mais movimentos dentários.

 

Além do mais, os casos mais graves podem exigir outros elementos além dos alinhadores, como os attachments smartforce que aplicam força extra em pontos específicos, o que pode acabar por encarecer também o tratamento.

 

2. Duração do tratamento

Ainda que o Invisalign permita, na maioria dos casos, atingir resultados mais rápido, a duração do processo de tratamento é variável consoante o caso e a sua complexidade.

De modo geral, quanto mais longo, mais caro será. Porquê? Primeiro, porque um tratamento prolongado tem mais etapas, exigindo mais alinhadores para mover os dentes. Depois porque, demorando mais tempo a atingir os resultados, precisará de mais consultas de acompanhamento.

 

3. Necessidade de ajustes

Apesar de este Aparelho invisível ser muito eficiente a corrigir desalinhamentos dentários, por vezes, durante o processo, podem surgir algumas dificuldades. Afinal, o tratamento também depende da resposta de cada organismo, e uns podem resistir mais à mudança que outros, levando mais tempo a assumir as posições desejadas.

Nestes casos, o planeamento pode sofrer alterações de acordo com o seu ritmo de evolução, levando ao aumento do tempo de tratamento e/ou do número de alinhadores.

 

4. Cuidados pós-tratamento

Quando deixa de usar os alinhadores significa que conseguiu alcançar os resultados planeados. Contudo, para os manter, pode ser necessário usar uma contenção, recomendada pelo ortodontista.

Esta necessidade, que pode ou não ser prevista no início do processo, pode tornar o tratamento mais caro.

 

5. Experiência do profissional

Quanto maior for a experiência e especialização do ortodontista no tratamento com Invisalign, melhor será o planeamento e todo o processo de correção dentária, contribuindo para melhores resultados. Este aumento da garantia de sucesso pode fazer aumentar o preço do Aparelho invisível.

Nem sempre isto acontece, mas é uma possibilidade de que deve ter conhecimento.

 

O que pode fazer para melhorar a relação custo-benefício do Invisalign?

Embora alguns fatores que influenciam o preço sejam difíceis de contornar, pode tomar algumas medidas que permitem compensar da melhor forma o investimento, ao garantir que o plano segue como o suposto e ao potenciar os resultados.

São exemplos de recomendações:

  • Usar o Aparelho pelo tempo recomendado – entre 20 e 22 horas diárias;
  • Manter uma boa saúde oral, escovando os dentes na regularidade aconselhada e higienizando os alinhadores;
  • Utilizar a contenção, nos casos em que é recomendada;
  • Comparecer a todas as consultas de acompanhamento, cumprindo o plano à risca.

 

Peça um orçamento para o Invisalign e conheça as condições para o seu caso

Sabendo agora que o preço do Aparelho Dentário invisível pode variar consoante alguns fatores, na sua maioria relacionados com o quadro clínico a tratar, é fundamental pedir uma avaliação profissional individualizada para chegar a um valor exato.

É importante informar-se ainda acerca de alternativas no processo de pagamento, como o pagamento faseado ou o acionamento de certos seguros de saúde que possam cobrir uma parte do tratamento.

Para ajudar nestas questões, pode contar com a MEDWAY. Os profissionais que integram a equipa têm todos os meios para realizar uma avaliação rigorosa e para lhe dar a conhecer o investimento que o seu quadro exige.

Peça um orçamento e saiba quanto custa o Invisalign para o seu caso específico.

Dr.ª Daniela Paiva Ver mais informações
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
AnteriorO que é o All-on-4 e como é feito este tratamento de Reabilitação Oral?
Seguinte8 Perguntas Frequentes sobre o Aparelho Autoligado