Sente que precisa de revitalizar a sua pele e recuperar um aspeto jovem? Realizar um tratamento estético com fios de PDO ou botox é uma solução com muitos benefícios. Além de serem métodos pouco invasivos, têm resultados excelentes e são realizados em sessões de curta duração.
Porém, há diferenças relevantes entre eles, que fazem com que sejam mais indicados para uns casos do que para outros.
Hoje vamos ajudar a entender cada um destes tratamentos, para que consiga tomar as melhores decisões para a sua imagem.
O que são fios de PDO e qual a sua função?
Os fios de PDO são um tipo de fios tensores feitos de um material sintético, a polidioxanona, que se inserem sob a pele, em locais estratégicos.
Existem vários tipos de fios, mas a sua principal função é estimular a produção de colagénio, uma proteína essencial para uma pele jovem. Uma vez dentro da pele, os fios criam um processo inflamatório controlado que provoca a maior produção desta proteína. Assim, contribuem para devolver firmeza, elasticidade e luminosidade à pele.
Além disso, os fios de PDO fazem o lifting dos tecidos, alongando-os e reposicionando-os. Isto é possível porque, quando estão inseridos na pele, criam tensões em determinadas direções, levantando-a. É por isso que também podem ser chamados de fios de sustentação.
Quando se usam fios de PDO?
Considerando as suas funções, os fios de PDO são muito úteis a combater sinais de envelhecimento cutâneo, tratando peles descaídas, flácidas e pouco tonificadas. Ao alisarem a pele, permitem ainda reduzir os sulcos e as rugas presentes.
É por estes motivos que a sua colocação é encarada como um procedimento de rejuvenescimento.
O que é o botox e para que serve?
O botox é um neuromodulador à base de toxina botulínica. Atua em determinados músculos da face, tendo o papel de os relaxar. O objetivo é reduzir a sua atividade e contração para promover uma pele mais lisa, menos marcada e com menos sulcos. Como resultado, suaviza toda a expressão facial e torna a pele mais firme.
O botox pode ser aplicado em diversos locais do rosto, nos músculos, com agulhas muito finas.
Em que casos se utiliza o botox?
Dado que a sua função é paralisar ou diminuir a atividade de determinados músculos da face, o botox é muito usado para reduzir rugas de expressão que derivam da sua contração – por exemplo ao sorrir, ao mastigar ou ao franzir a testa.
Portanto, à semelhança dos fios de PDO, também é considerado um tratamento de rejuvenescimento. É ainda utilizado como prevenção para o aparecimento das rugas de expressão.
Fios de PDO ou botox – quais as diferenças?
Tendo em conta as suas funções, é possível utilizar fios de PDO ou botox para harmonizar a face. Ambos os tratamentos são muito confortáveis e requerem um planeamento rigoroso, por exemplo quanto à quantidade de produto a colocar (ou número de fios a inserir, no caso dos fios de PDO).
Apesar destas semelhanças, os fios de sustentação de PDO e o botox diferem em vários aspetos. Vamos explorar os mais relevantes.
Zonas de aplicação
Os fios de sustentação de PDO podem ser colocados em várias regiões do rosto: sobrancelhas, mandíbula, testa, bochechas ou papada. Contudo, também podem ser usados para quem procura reafirmar e tonificar certos locais do corpo, como:
- Glúteos;
- Interior das coxas;
- Barriga;
- Zona do decote;
- Braços.
Já o botox, para a função de rejuvenescimento, restringe-se mais à face, aplicando-se em redor da boca e dos olhos e na testa.
As zonas de aplicação dos fios de PDO ou botox precisam de ser sempre muito bem planeadas de caso para caso.
Resultados
Os fios de PDO têm um efeito imediato, embora, durante o primeiro mês, possam ser notadas melhorias contínuas. Assim sendo, é ideal para quem procura sair da clínica já com um efeito notório.
O botox demora mais a dar resultados (cerca de 10 dias), com estes a atingirem o seu máximo por volta do 15º dia.
Duração dos efeitos
Os resultados dos fios de PDO podem durar por cerca de 12/18 meses. Nesta altura, podem já ter sido absorvidos pelo organismo, mas o efeito da estimulação de colagénio mantém-se.
Por outro lado, a duração dos resultados que o botox produz é menor – 4/5 meses, em média.
Apesar destes padrões, saiba que a durabilidade dos resultados dos fios de PDO ou botox dependem de pessoa para pessoa.
Repetição do tratamento
Para que os efeitos perdurem, o tratamento com botox precisa de ser repetido a cada 5/6 meses. Para pacientes que já o realizam de forma recorrente, os especialistas aconselham 8 meses de intervalo, para dar tempo aos músculos de se recuperarem.
Como têm um efeito mais duradouro, os fios tensores de PDO exigem repetições mais espaçadas, regra geral a cada 18 meses.
Outras funções
Para além do rejuvenescimento, os fios de PDO podem ser usados por quem tem certos problemas cutâneos, como pele atópica, acne ou eczema, servindo como atenuante.
Já o botox também é útil para modelar certos aspetos do rosto (como o sorriso gengival) ou para reduzir sintomas de bruxismo (ranger os dentes).
Como saber se deve colocar fios de PDO ou botox?
Mesmo depois de conhecer as diferenças entre os fios de PDO e o botox, é sempre imprescindível pedir aconselhamento especializado para escolher entre as duas opções. Um médico especialista poderá ainda indicar se estes tratamentos podem ser combinados no seu caso, tal como acontece em muitas ocasiões, para melhorar os resultados.
Na Medway encontra profissionais especializados nestes tratamentos estéticos. Após passar por uma avaliação detalhada, recebe o plano de tratamento mais adequado, considerando a sua saúde, o estado da sua pele e os seus objetivos. Há ainda oportunidade de esclarecer todas as dúvidas com a nossa equipa.
Marque uma consulta connosco e saiba escolher entre os fios de PDO ou botox para ter uma pele sem idade.