Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Toxina Botulínica

Limpeza de pele antes e depois do botox: as indicações que precisa de saber para beneficiar o tratamento

Daniela Oliveira Médica Dentista, Harmonização Orofacial

O botox é o melhor amigo de quem deseja renovar e rejuvenescer o rosto. Apesar de ser um tratamento simples, sem cirurgia e de rápida recuperação, é importante cumprir alguns cuidados que favorecem o sucesso do procedimento. Fazer a limpeza de pele antes e depois do botox é um deles.

Mas que benefícios traz este cuidado? E como deve ser realizado? Vai conhecer todas as respostas neste artigo, para que saiba o que deve cumprir, caso venha a aplicar botox.

Que função tem a aplicação de botox?

O tratamento com botox diz respeito à injeção de um composto à base de toxina botulínica na pele. Em contacto com os músculos, esta substância vai bloquear os impulsos nervosos que estimulam a sua contração, relaxando-os.

Assim, o objetivo da aplicação de botox é tratar rugas de expressão, que resultem dos movimentos musculares da face. Como resultado, oferece à pele um aspeto mais liso e firme, contribuindo para uma aparência mais jovem.

O botox pode ainda servir para corrigir assimetrias faciais, como o sorriso gengival, problemas de bruxismo (impulso de ranger os dentes) ou sialorreia (produção excessiva de saliva).

Este tratamento tem várias vantagens. Veja:

  • É muito eficaz;
  • Promove resultados muito naturais;
  • É rápido de aplicar (menos de 1 hora);
  • Dispensa internamento;
  • É pouco invasivo;
  • É confortável (pode incluir anestesia tópica);
  • É seguro (o produto é bem aceite pelo corpo).

Qual é a importância de fazer uma limpeza de pele antes e depois do botox?

Uma limpeza de pele tem como objetivo higienizar os tecidos cutâneos, mais superficiais e/ou mais profundos. É uma forma de remover as impurezas e as células mortas que se vão acumulando no dia a dia. Com este cuidado, a pele torna-se mais hidratada e saudável, melhorando também o seu aspeto.

Qualquer tratamento estético é mais eficaz quando realizado nestas condições. Estando saudável, a pele está mais preparada para receber o procedimento. Portanto, os seus efeitos tornam-se mais evidentes. Além disso, também está mais protegida e consegue combater melhor os agentes externos que possam interferir com o resultado, como a poluição.

Ao serem mais eficazes, os tratamentos são também mais duráveis, fazendo com que os seus resultados se prolonguem pelo máximo de tempo.

Pelo contrário, numa pele pouco saudável e desidratada, os tratamentos terão resultados menos positivos e menos duráveis.

Desta forma, fazer uma limpeza de pele antes e depois do botox contribui para prolongar a sua durabilidade e para melhorar os efeitos sentidos. Ou seja, a pele permanece lisa e as rugas impercetíveis por mais tempo e o efeito rejuvenescido prolonga-se, por vezes além dos 4 meses de referência. Além disso, todas estas mudanças são ainda mais notórias.

Limpeza de pele antes do botox – o que fazer?

De forma mais específica, realizar uma limpeza de pele antes do botox torna-a mais recetiva ao produto que será injetado, e faz com que a durabilidade do botox seja superior. A toxina botulínica irá penetrar com maior facilidade nos tecidos e nos músculos e será absorvida com maior eficácia.

É sempre recomendado manter uma rotina de limpeza adequada, mas, nos dias/semanas anteriores à sessão de botox, é ainda mais essencial. Pode seguir os seguintes passos, uma ou duas vezes ao dia:

  • Lave o rosto com água – evite a água quente, pois pode ressecar a pele;
  • Aplique um gel de limpeza adequado à sua pele – equilibra a oleosidade e remove as sujidades que a água é incapaz de retirar;
  • Coloque um tónico – este permite realizar uma limpeza mais profunda e melhorar a hidratação da pele.

Nesta rotina, também pode usar um esfoliante para reforçar a higienização, cerca de uma vez por semana. Depois da limpeza, finalize com a colocação de séruns e cremes hidratantes.

No período pré-botox, uns dias antes da aplicação, pode também realizar uma limpeza profissional, para um efeito mais profundo e detalhado.

No dia da sessão, a recomendação é que tenha a pele limpa e sem maquilhagem, embora passe por uma desinfeção ao chegar à clínica.

Limpeza de pele após o botox – que cuidados ter?

Depois da aplicação de botox, também é importante cumprir uma rotina de limpeza. Ao manter a pele saudável, estará a contribuir para o estabelecimento dos resultados e para afastar efeitos secundários indesejáveis, como inflamações, irritações ou inchaço.

A rotina recomendada é igual à da limpeza pré-botox, com água fria ou morna, gel e tónico. Pode ser boa ideia incluir produtos à base de colagénio, para promover uma maior firmeza e elasticidade da pele e assim melhorar ainda mais os efeitos do botox conseguidos.

Mas atenção: esta limpeza de pele após a aplicação de botox só deve começar a ser feita depois de 48 horas. Antes disso, o produto ainda está a integrar-se nos tecidos e massajar a pele pode provocar a sua migração para músculos indesejados. Até este período acabar, opte por limpar a pele de forma mais simples e leve, sem esfregar. 

Aconselhe-se sobre a aplicação de botox com os especialistas da Medway

Mesmo sabendo agora que tipos de cuidados de limpeza é importante manter antes e depois do botox, é imprescindível ter o acompanhamento certo no pré e pós tratamento, para saber as indicações exatas para o seu caso. Para isso, procure profissionais especializados nestes procedimentos. Também é fundamental encontrar bons especialistas para aplicar o botox.

Na Medway, contamos com profissionais certificados e treinados para a realização deste e de outros tratamentos estéticos.

A Dra. Daniela Oliveira é uma das nossas especialistas na área. Com a sua vasta formação e o seu profissionalismo, garante um acompanhamento próximo dos pacientes e oferece informação personalizada para melhorar a eficácia do botox, incluindo como fazer a limpeza de pele antes e depois do botox em cada caso específico.

Além do mais, graças à sua experiência, realiza o procedimento da forma mais eficiente possível.

Marque uma consulta para discutir as suas necessidades, se procurar um local para colocar botox no Porto.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais