A Dra. Daniela Paiva, especialista em saúde oral infantil, marcou presença no Porto Canal, no programa Consultório. A diretora clínica da Medway é também especializada em Odontopediatria e esclareceu algumas questões sobre esta área da Medicina Dentária, também conhecido como Dentista Infantil.
Quem é a Dra. Daniela Paiva?
Mãe, professora universitária, Médica Dentista e diretora clínica da Medway, a Dra. Daniela é uma profissional de mão cheia! Cuidar dos sorrisos dos mais pequeninos é a sua especialidade e a paciência e carinho com que lida com estes pacientes e as suas famílias fazem parte da sua imagem de marca.
Tanto nos tratamentos como nas consultas de Odontopediatria, a Dra. Daniela dedica sempre algum tempo a explicar os procedimentos e ensina como cuidar da saúde oral de forma a prevenir problemas futuros.
A Dra. Daniela Paiva esclarece dúvidas comuns sobre Odontopediatria
Na sua participação no programa Consultório, do Porto Canal, a Dra. Daniela Paiva ajudou a clarificar alguns mitos e respondeu a perguntas frequentes sobre Odontopediatria e cuidados de higiene oral das crianças.
Porque deixaram de ser aconselhados os suplementos de flúor que eram antigamente dados às crianças?
Sobre este ponto, a Dra. Daniela esclareceu que: “Percebeu-se que o flúor ao nível sistémico não trazia tantos benefícios como o flúor que vai diretamente ao dente.”
Por esta razão, aumentou-se a quantidade de flúor nas pastas dentífricas e esse contato direto com a superfície dos dentes é uma parte muito importante da higiene oral diária. Hoje, uma boa pasta de dentes deve ter entre 1000 e 1500 ppm de flúor para ser benéfica para a saúde oral.
As pastas de dentes para crianças serão benéficas para a higiene oral infantil?
Na opinião da Dra. Daniela, as pastas de dentes infantis, com sabores agradáveis, como morango ou banana, são apreciadas pelos mais pequenos, mas acabam por ser ingeridas pelas crianças.
Ou seja, usar uma pasta de dentes “de adulto” em pequena quantidade, pode ser uma boa alternativa para a higiene oral dos mais pequeninos, de acordo com esta especialista em Odontopediatria.
Quando devem as crianças começar a ir ao dentista?
A resposta da Dra. Daniela Paiva a esta pergunta é: “Antes de nascer!”. Na sua opinião, a gravidez é o momento ideal para os pais se informarem junto do dentista infantil sobre as melhores práticas para cuidarem da saúde oral das crianças.
Ao recolherem o máximo de informação junto de um Médico Dentista da área da Odontopediatria, os pais estarão mais preparados para cuidar dos dentes dos seus filhos durante a infância.
Na Medway, cuidamos de sorrisos de todas as idades!
A saúde oral das crianças deve ser vigiada de perto, tanto pelos pais, como pelos profissionais de Medicina Dentária, da especialidade de Odontopediatria. Levar os seus filhos ao dentista infantil é uma rotina que deve ser incutida logo desde bebés, após a erupção dos primeiros dentes de leite.
Nestas consultas, é possível fazer um diagnóstico precoce de problemas orais, tratamentos de prevenção, controlar a placa bacteriana e evitar a acumulação de tártaro. Além de tudo isto, o dentista infantil ensina aos pais e as crianças as boas práticas de higiene oral, para que os mais novos aprendam a cuidar dos dentinhos da forma correta.
Marque a sua consulta de odontopediatria na Medway e garanta sorrisos saudáveis e felizes durante toda a vida.