Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Que tipos de facetas dentárias existem e qual devo escolher para mim?

Joana Monteiro Médica Dentista, Endodontia e Reabilitação Estética

Existem diferentes tipos de facetas dentárias que podem melhorar de forma significativa a estética do seu sorriso. Para que possa escolher as melhores facetas dentárias para o seu caso, é essencial saber o que as distingue e os benefícios de cada uma.

Os pequenos defeitos na aparência dos dentes podem provocar algum constrangimento ao falar ou sorrir. Se sofre deste problema, mais cedo ou mais tarde, a sua autoestima e as suas interações sociais vão ser afetadas por esta situação.

Assim, explorar soluções, como os diferentes tipos de facetas dentárias, pode ser um primeiro passo determinante para recuperar a sua confiança.
Neste artigo, vamos abordar os principais benefícios da aplicação de facetas dentárias. Dizemos-lhe também o que distingue os diferentes tipos de facetas dentárias para ajudar a orientar a sua escolha.

O que são facetas dentárias e quais as suas aplicações?

Para transformar o aspeto dos seus dentes, existem tratamentos específicos, como é o caso da aplicação de coroas ou de diferentes tipos de facetas dentárias. Discretas e de aparência 100% natural, estas soluções ajudam a recuperar problemas comuns na estética dentária, tais como:

  • Dentes amarelos ou baços;
  • Dentes manchados e escuros;
  • Dentes afastados ou desalinhados;
  • Dentes lascados ou desgastados.

 

Para além dos benefícios estéticos, as diferentes tipologias de facetas dentárias têm também impacto na saúde, uma vez que protegem os dentes, podem melhorar a mastigação e facilitar a higiene oral.

Quais as principais vantagens de aplicar facetas dentárias?

 

1. Processo pouco invasivo

Ao contrário de outros tratamentos dentários, a aplicação dos diferentes tipos de facetas dentárias é feita mediante processos simples. As facetas aderem sobre o dente natural, através de um método pouco invasivo.

2. Manutenção simples

Qualquer que seja a sua escolha em termos da tipologia das facetas dentárias, a sua manutenção é muito fácil. Só precisa de manter uma higiene oral completa e cuidada para manter um sorriso sempre impecável.

3. Resultados imediatos

Os diferentes tipos de facetas dentárias aplicam-se sobre os dentes a corrigir e o resultado é visível de forma instantânea. Logo após a sua colocação, a estética do seu sorriso fica melhorada e livre dos problemas originais.

4. Durabilidade elevada

Existem diferentes tipos de facetas dentárias mas, de maneira geral, estes elementos são elaborados em materiais resistentes. Desde que a aplicação seja bem sucedida, com uma manutenção apropriada as suas facetas mantêm-se perfeitas por muito tempo.

Que tipos de facetas dentárias existem?

1. Facetas de resina composta

 As facetas de resina composta são um dos tipos de facetas dentárias que tem ao seu dispor. Estas podem ser elaboradas no próprio consultório, portanto, é possível concluir a sua aplicação numa só consulta.

O material com que são feitas permite uma melhoria no posicionamento e na harmonia do sorriso. No entanto, para melhorar a tonalidade da sua dentição natural, a resina não é o material mais indicado, uma vez que a sua estabilidade em termos de cor é limitada. 

Para obter os melhores resultados a nível de cor, a cerâmica é mais eficaz, pois não escurece com o tempo. 

Também na sua aplicação, as facetas dentárias à base de resina composta são vantajosas, pois dispensam um desgaste prévio dos dentes. Por outro lado, são simples de reparar em caso de dano.

Tudo isto faz com que esta opção seja menos dispendiosa, constituindo uma boa opção para alguns casos, como renovar a aparência de dentes lascados ou manchados. O preço médio deste tratamento no Porto ronda os 200€.

2. Facetas de porcelana ou cerâmica

Outro dos tipos de facetas dentárias disponíveis e muito procuradas são as de porcelana ou cerâmica. Estas são moldadas para se ajustarem aos dentes do paciente e elaboradas em laboratório. Por isso, neste caso, são necessárias várias sessões até à colocação das facetas definitivas. 

A porcelana é um material de elevada resistência e que permite uma boa aproximação à aparência da dentição natural. As facetas em porcelana são mais duráveis e resistentes, preservando a sua cor e brilho ao longo dos anos. 

Depois de colocadas, as facetas de porcelana não podem ser removidas e é necessário efetuar um leve desgaste no dente onde vão ser aplicadas. No entanto, são uma excelente opção para eliminar espaçamentos e revestir dentes deformados ou muito danificados. 

Por serem 100% personalizáveis e elaboradas em materiais de alta qualidade, as facetas de porcelana têm um custo superior. Em média, no Porto, este tratamento ronda os 600€.

Comparação dos principais tipos de facetas dentárias

Diferentes tipos de facetas dentárias: Como escolher o melhor para si?

Para tomar uma boa decisão sobre a aparência do seu sorriso, recolha informação sobre os tipos de facetas que existem e o que cada uma lhe pode oferecer. O resumo das vantagens que partilhámos na tabela acima é um excelente ponto de partida! Mas existem outros pontos a esclarecer. Acima de tudo, importa esclarecer possíveis mitos sobre os diferentes tipos de facetas dentárias

Depois de avaliar os tipos de facetas dentárias existentes, é essencial consultar um profissional qualificado para a sua aplicação. Lembre-se que o resultado final deste tratamento vai afetar a sua imagem a longo prazo.  

É com base nas suas necessidades e preferências que o dentista identifica o tratamento mais adequado para cada situação. Este especialista vai avaliar o caso específico de cada paciente de forma a recomendar a melhor opção para cada objetivo.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais