Sistema Damon: o que é, como funciona e quais as vantagens?

Melhorar a funcionalidade e estética da boca é o desejo de quem sofre com desalinhamento dentário e maxilar. Hoje existem muitas opções de aparelhos ortodônticos que o permitem, mas, se procura tratamentos eficazes, deve conhecer o Sistema Damon e as suas vantagens.

Este é um aparelho líder que veio revolucionar a área ortodôntica. No entanto, para o utilizar, deve conhecê-lo melhor e saber que benefícios lhe pode trazer face a outras opções.

Por isso, reunimos neste artigo as informações mais importantes sobre este aparelho dentário.
 

O que é o Sistema Damon?

O Sistema Damon é um tipo aperfeiçoado de aparelho dentário autoligado fixo que visa, tal como os restantes aparelhos dentários, melhorar o alinhamento dos dentes.

Criado pela Ormco, entidade especialista em tratamentos ortodônticos, é um aparelho avançado que usa recursos de alta tecnologia e protocolos minimamente invasivos para alcançar resultados.

Dado o seu sistema fixo, exige a cimentação de estruturas metálicas na superfície frontal dos dentes – os brackets - que exercem as forças necessárias à movimentação dos mesmos. Mas a forma como o faz difere dos restantes aparelhos fixos.

 

Como aparelho autoligado que é, conta com brackets ligados entre si, metálicos ou em porcelana, que contêm estruturas embutidas próprias por onde passam os arcos de metal para os manter no sítio certo. Estes são os únicos elementos utilizados para o efeito.

 

Desta forma, funciona sem os conhecidos elásticos coloridos, usados nos aparelhos convencionais para segurar os arcos.

 

Este é um sistema que pode ser usado em adultos e adolescentes para corrigir vários tipos de problemas ortodônticos de diversos graus de complexidade, entre os quais:

  • Diastemas;
  • Mordida aberta ou cruzada;
  • Dentição apinhada;
  • Sobremordida;
  • Prognatismo.
     

Como é que o Aparelho Damon alinha os dentes?

Este aparelho conta com um arco “com memória”, uma inovação tecnológica, que tenta regressar ao seu formato normal, movimentando os dentes para o conseguir, alinhando-os no processo. Mas como é que o faz?

Como vimos, o Sistema Damon conta com brackets autoligados que, com mecanismos específicos, seguram o arco metálico. Mas, apesar de o segurarem, permitem que este se movimente e deslize. Isto faz com que ocorra pouco atrito e tensão entre as peças do aparelho, ao contrário do que acontece nos convencionais.

 

Ou seja: graças a esta liberdade de movimento do arco, e dado existirem menos elementos no aparelho, a força aplicada sobre as estruturas orais é menor, ainda que precisa, movendo os dentes de forma gradual. Os mesmos fatores permitem ainda que o tratamento se adapte às mudanças alcançadas, acompanhando a evolução do paciente.

 

Sendo assim, este aparelho autoligado permite respeitar e aproveitar as forças biológicas do organismo para alcançar o alinhamento desejado.
 

Quais as maiores vantagens do Aparelho Damon?

O Sistema Damon é conhecido pelos excelentes resultados que permite obter, mas a dispensa de elásticos e a consequente redução de atrito conferem-lhe mais benefícios.
 

1. Mais comodidade

A redução de fricção e a ausência de forças exageradas faz com que os desconfortos diminuam, tornando-o cómodo.

O facto de se ir adaptando às alterações alcançadas também evita ajustes periódicos mais dolorosos, tornando-o mais suportável.

Mais: como tem menos estruturas metálicas, o risco de ferimentos orais é menor, o que também contribui para o seu conforto.
 

2. Menos tempo de tratamento

Uma vez que as forças aplicadas são mais precisas, os dentes recebem a pressão que necessitam, acelerando os deslocamentos. Assim, os resultados são mais rápidos e o tempo de tratamento é reduzido, em média, em cerca de 4 a 6 meses.

 

Contudo, a duração do processo depende sempre de alguns fatores como o próprio organismo, conhecimento do ortodontista e colaboração do paciente ao longo do tratamento.
 

3. Mais discrição

Pela ausência de elásticos, habitualmente coloridos, e pela redução dos elementos metálicos, o Sistema Damon já é menos percetível, aproximando-se do Invisalign, o aparelho mais discreto do mercado, em termos de discrição.

Ainda assim, existe uma variante – o Damon Clear – que conta com brackets transparentes, elevando ainda mais a sua discrição.
 

4. Sem necessidade de extrações dentárias

Por vezes, antes da colocação de um aparelho de correção ortodôntica, é necessário realizar procedimentos de extração dentária, a fim de abrir espaço para que os restantes dentes se movimentem e ocupem as posições desejadas.

O Aparelho Damon reduz essa necessidade, uma vez que promove um processo de alargamento natural das arcadas dentárias, criando espaço suficiente para a nova posição dos dentes.
 

5. Facilidade de higienização oral

Dado que existem menos elementos na boca, a passagem de escova é facilitada, contribuindo para a preservação da saúde oral.

Esta diminuição das estruturas do aparelho também reduz a acumulação de resíduos alimentares, tornando esta opção mais higiénica.
 

6. Menos consultas

Com o Aparelho Damon, como deixam de haver elásticos para trocar e arcos para ajustar (por irem acompanhando a evolução), as consultas são mais espaçadas no tempo. Pela mesma razão, para além de menos frequentes, são também mais rápidas.
 

Conheça melhor o Sistema Damon e saiba se o pode usar com a ajuda da MEDWAY

Com este artigo já tem mais informações acerca do Sistema Damon e conhece as vantagens de o escolher. Todavia, é importante que esclareça todos os pontos importantes com um profissional qualificado que trabalhe com este tipo de aparelho específico. Além disso, só ele poderá averiguar se este é um tratamento adequado ao seu caso clínico.

A equipa de Ortodontia da MEDWAY dispõe de todos os recursos para uma avaliação rigorosa e detém os conhecimentos necessários para responder a todas as questões. Com ajuda especializada, conhecerá melhor as suas hipóteses de conseguir um alinhamento dentário de sonho!

Dr.ª Daniela Paiva
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
AnteriorLentes de Contacto para dentes ou Facetas Dentárias?
Seguinte9 Mitos e Verdades sobre o Aparelho Invisalign