Um dente partido nem sempre implica uma extração, nem a colocação de implantes dentários. Partir ou lascar um dente é uma situação bastante comum. Ao comer, ao praticar desporto, ou até mesmo a dormir, os dentes estão sujeitos a forças e impactos que podem comprometer a sua integridade.
Com a leitura deste artigo, vai ficar a conhecer:
- As causas mais comuns para um dente partido;
- Soluções alternativas para tratar um dente partido, além dos implantes dentários.
Dente partido: quais as causas mais comuns?
Antes de lhe apresentar as soluções disponíveis, é importante compreender o que pode estar na origem de um dente partido ou lascado. Assim, pode prevenir futuros incidentes e compreender melhor as diferentes opções de tratamento.
Impactos súbitos nos dentes
Uma queda, um acidente de viação ou impactos durante a prática desportiva podem resultar em fraturas dentárias, com maior ou menor gravidade. Usar protetor bucal é uma importante medida preventiva para atletas e praticantes de desportos de contacto.
Trincar alimentos ou objetos duros
O hábito de roer ou morder objetos, como embalagens, canetas, lápis, gelo ou alimentos muito duros, como frutos secos com casca, por exemplo, pode resultar em dentes partidos ou lascados. Tudo isto deve ser evitado, já que pode causar fraturas dentárias, mesmo em dentes saudáveis.
Cáries por tratar
As lesões de cárie enfraquecem a estrutura do dente ao longo do tempo, pois vão destruindo o esmalte e a dentina. Um dente com uma cárie profunda torna-se frágil e fica mais suscetível a partir com a simples ação de mastigar alimentos.
Casos de bruxismo prolongado
O bruxismo define-se como o hábito de apertar ou ranger os dentes e é mais comum durante o sono. Com o tempo, o esmalte dentário enfraquece, levando ao aparecimento de pequenas fissuras que podem evoluir para lascas ou fraturas maiores.
Envelhecimento e desgaste natural
Com o passar dos anos, o processo de envelhecimento do organismo traduz-se também no desgaste natural dos dentes. Como o esmalte vai perdendo espessura, os dentes tornam-se mais vulneráveis a sofrer fraturas.

Implantes dentários e soluções alternativas para um dente partido
Existem diversas soluções para reparar um dente partido além da colocação de implantes dentários. O tratamento ideal vai depender da gravidade da fratura, da extensão dos danos e da localização do dente. Estas são as soluções possíveis:
1. Restauração dentária

Para reparar uma pequena lasca ou fratura superficial num dente, uma restauração com resina composta pode ser suficiente. É aplicado um material resistente, da mesma cor do dente natural, para tapar a fratura.
Esta é uma solução rápida e eficaz: o resultado é natural e o procedimento pode ser realizado numa única consulta.
2. Facetas dentárias

As facetas dentárias são outra alternativa aos implantes dentários para reparar um dente partido ou lascado. Estas finas lâminas, elaboradas em porcelana ou resina, são aplicadas na superfície frontal dos dentes, por isso, constituem uma excelente opção para os dentes da frente.
Além de corrigirem os danos, as facetas dentárias melhoram a estética do sorriso, através de um procedimento simples e pouco invasivo.
3. Coroas dentárias

Quando o dente partido apresenta uma fratura mais extensa, que compromete a sua estrutura, uma coroa dentária pode ser a melhor solução. A coroa reveste todo o dente, permitindo recuperar a sua forma, dimensão e resistência.
As coroas dentárias podem ser elaboradas em diferentes materiais, para se harmonizarem com os dentes naturais.
4. Implantes dentários

Em casos graves, em que o dente partido está muito danificado e necessita de ser extraído, o implante dentário surge como a solução mais duradoura. Esta raiz artificial fixa-se no osso maxilar e sobre ela é colocada uma coroa dentária.
Colocar implantes dentários permite restaurar a função mastigatória com um resultado estético excecional.
5. Desvitalização dentária

Quando a fratura do dente atinge e danifica a polpa dentária (a parte interior do dente, onde se localizam nervos e vasos sanguíneos), uma desvitalização (ou endodontia) pode ser necessária.
Este procedimento remove o tecido danificado e alivia a dor. Depois, pode ser realizada uma restauração definitiva ou aplicada uma coroa dentária.

Dente partido? Agende a sua consulta na Medway

Numa situação de dente partido ou lascado, há quem pense de imediato em implantes dentários, o que nem sempre é necessário. Os tratamentos devem ser estudados e proporcionais a cada problema de saúde oral.
Na Medway, avaliamos ao detalhe cada situação e apresentamos as soluções mais adequadas e eficazes para recuperar a beleza e a funcionalidade dos seus dentes. Fale connosco! Recuperar o seu sorriso pode ser mais simples do que imagina.