A desvitalização de um dente é um dos procedimentos mais comuns em Medicina Dentária mas é também um dos mais importantes. Graças a este tipo de intervenção é possível salvar dentes que, de outra forma, teriam de ser extraídos.
Um tratamento de desvitalização dentária, também conhecido como endodontia ou tratamento endodôntico, preserva a estrutura dentária natural e permite manter a estética e a funcionalidade do dente intervencionado.
Com a leitura deste artigo vai ficar a saber:
- Quando é necessária a desvitalização de um dente?
- O que é uma desvitalização de um dente?
- Passo a passo para a desvitalização de um dente.
Quando é necessária a desvitalização de um dente?
Existem várias situações que exigem a desvitalização de um dente. A mais comum é quando existe uma cárie dentária profunda que atinge a polpa do dente e causa infeção.
Outras circunstâncias, como um traumatismo dentário causado por um acidente, também podem danificar a estrutura interna do dente e exigir uma desvitalização dentária.
Quando ocorre uma pulpite, a inflamação da polpa dentária, o paciente sente dores intensas e prolongadas. Este desconforto costuma piorar durante a noite ou ao consumir alimentos muito quentes ou muito frios. Nestes casos, a desvitalização do dente torna-se essencial para eliminar a dor e evitar complicações.
O que é uma desvitalização de um dente?
Um tratamento de desvitalização dentária é feito no consultório do dentista e costuma ocorrer em duas ou três consultas. Em termos mais concretos, a desvitalização de um dente consiste na remoção da polpa dentária, localizada no interior de cada dente, composta por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.
Quando a polpa dentária sofre algum dano, uma inflamação ou uma infeção, é necessário proceder à sua remoção através de um tratamento de desvitalização dentária ou endodontia. Este procedimento preserva o dente, que mantém a sua função mastigatória e a sua aparência estética.
Passo a passo para a desvitalização de um dente
O processo de desvitalização de um dente é realizado em várias etapas, que se distribuem por duas a três consultas. O número de intervenções vai depender da gravidade do caso e da resposta de cada paciente ao tratamento.
Diagnóstico e preparação
Antes de avançar para a desvitalização do dente, o Médico Dentista precisa de confirmar se essa será a melhor abordagem. Para isso, é necessário realizar um exame clínico detalhado para avaliar o estado do dente e dos tecidos circundantes.
Caso exista uma infeção ativa, por exemplo, pode ser prescrita a administração de antibiótico. Numa situação em que a estrutura da raiz esteja danificada de modo irrecuperável, a extração pode ser a única solução.
Acesso e remoção da polpa dentária
Nesta fase, uma anestesia local é aplicada para garantir o conforto total do paciente durante o procedimento de desvitalização do dente.
Depois de aceder aos canais radiculares, recorrendo a instrumentos próprios e técnicas avançadas, é removida a polpa infetada ou danificada. Depois, os canais radiculares são limpos com todo o cuidado, de modo a garantir que fiquem desinfetados a 100%.
Desinfeção
Após a limpeza dos canais, é altura de realizar uma desinfeção usando soluções específicas para eliminar todos os resíduos bacterianos.
Depois de limpos, desinfetados e secos, os canais radiculares são preenchidos com um material biocompatível, que vai selar o espaço interior de maneira a prevenir novas contaminações.
Restauração definitiva
Depois de concluídas as etapas de desvitalização do dente (ou endodontia), chega o momento de realizar uma restauração definitiva.
Dependendo da extensão dos danos na coroa dentária, pode ser realizada uma restauração mais simples, usando uma resina composta, ou uma restauração com recurso à colocação de uma coroa protética. O objetivo é sempre devolver ao dente a sua forma e função.
Após o tratamento de desvitalização dentária deve manter uma higiene oral adequada. Siga as recomendações do seu dentista para manter um sorriso saudável.
Confie nos especialistas em endodontia da Medway
A endodontia, ou desvitalização dentária, é um procedimento seguro e eficaz para preservar dentes naturais e evitar a sua extração.
Graças aos avanços científicos, tanto ao nível das técnicas como nos materiais utilizados nos tratamentos de endodontia, os resultados a longo prazo são excelentes. Um dente desvitalizado numa clínica de Medicina Dentária de confiança pode durar muitos anos em perfeitas condições.
Se sofreu um traumatismo ou sente uma dor de dentes e acha que pode precisar de uma desvitalização dentária, marque uma consulta de avaliação. Um diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso deste procedimento e para a preservação da sua saúde oral.