Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

O que é o Aparelho Dentário para dormir e em que casos é necessário?

Daniela Paiva Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria

O mundo dos Aparelhos Dentários é cada vez mais variado – hoje existem opções para vários objetivos diferentes. Usar um Aparelho Dentário para dormir pode parecer estranho, mas a verdade é que pode ser muito importante para manter os dentes em bom estado.

Mas em que tipo de casos pode ser indicado? Esta e outras questões são muito importantes de esclarecer, caso já saiba que terá de usar este Aparelho ou suspeite que possa acontecer. Assim, compreenderá o tratamento.

No final da leitura deste artigo saberá tudo sobre os Aparelhos Dentários para dormir.

Em que consiste um Aparelho Dentário para dormir?


Este tipo de Aparelhos são estruturas feitas de materiais plásticos, de cor transparente, que encaixam na dentição. Em aspeto, são semelhantes aos Aparelhos de Contenção, utilizados após um processo de correção ortodôntica.

No entanto, usar um Aparelho de Contenção ou um Aparelho Dentário para dormir serve propósitos diferentes – o primeiro contribui para manter os dentes nas novas posições após o seu alinhamento, enquanto o segundo cumpre um propósito de proteção dentária.

Isto é: os Aparelhos usados durante a noite têm como função impedir ou dificultar movimentos dentários involuntários que possam ocorrer durante este período de descanso. No fundo, garante que os dentes se mantêm em bom estado, mesmo quando estamos inconscientes. Por serem utilizados para dormir, são de caráter removível.

 

Existem vários tipos de Aparelhos noturnos, que variam, regra geral, no tipo de material em que são produzidos. Podem ser:

  • Macios (em poliéster) – maleáveis, mais sensíveis ao desgaste e, por isso, menos resistentes;
  • Semi-rígidos (em plástico) – um pouco mais resistentes que os anteriores, mas menos maleáveis e confortáveis;
  • Rígidos (em acrílico) - mais inflexíveis, espessos e resistentes, apesar de menos confortáveis.

Além desta distinção, os Aparelhos usados para dormir são únicos, pois são feitos à medida de cada pessoa e da sua estrutura dentária, para que sejam eficazes na sua função de proteção.

Quais os casos em que o Aparelho Dentário para dormir é indicado?

Como vimos, estas estruturas servem para proteger os dentes de algumas movimentações que possam acontecer durante o sono. É frequente usar um Aparelho Dentário para dormir para casos de Bruxismo.

Trata-se de um distúrbio que provoca a hiperatividade dos músculos responsáveis pela mastigação. Por essa razão, ocorrem movimentos involuntários e repetitivos de apertar ou ranger os dentes, que intensificam a pressão exercida sobre eles.

Quando se prolonga no tempo de forma persistente, esta movimentação pode provocar consequências, como por exemplo:

 

Em casos severos, o Bruxismo pode ocorrer durante o dia. Contudo, é durante o sono que a probabilidade aumenta, pois deixamos de ter controlo sobre os movimentos. É por isso que este Aparelho é utilizado durante o tempo de descanso.

Como é que o Aparelho Dentário para dormir ajuda nos casos de Bruxismo?


Apesar de ser difícil apontar uma causa para o problema, pensa-se que o Bruxismo pode estar relacionado com quadros de ansiedade ou stress extremos ou com predisposições genéticas. Isto significa que, muitas vezes, é difícil solucionar por completo o problema.

Assim, quando a resolução é pouco provável, o Aparelho serve para evitar a deterioração dos dentes aquando do movimento e atenuar os restantes sintomas que este pode provocar. No fundo, permite manter o bom estado da dentição. Isto é possível porque, ao envolver os dentes, a estrutura impede o contacto e a fricção entre eles.

Sofre de bruxismo?

Faça o teste e descubra em 3 minutos

Durante quanto tempo deve ser usado o  Aparelho Dentário para dormir?


O tempo de duração do tratamento com um Aparelho Dentário noturno é muito variável – tudo depende da resposta do organismo à reprogramação dos movimentos dentários.

Regra geral, quanto mais intensos forem os sintomas, mais grave é o quadro clínico e mais tempo demora até que o Aparelho deixe de ser necessário. É fundamental que este período seja previsto pelo médico dentista ao longo do tratamento.

Ainda assim, existem algumas medidas que podem beneficiar a eficácia do Aparelho e acelerar a resolução do problema, ao contribuírem para diminuir a tensão muscular. Praticar exercícios de relaxamento facial, ter bons hábitos de sono e praticar exercício físico são alguns exemplos, já que ajudam a gerir melhor o stress e ansiedade que provocam este distúrbio.

Como saber se precisa de um Aparelho Dentário para dormir e qual o tipo mais indicado para o seu caso?


Já que os Aparelhos Dentários para dormir costumam ser usados para combater o Bruxismo, os sintomas que o problema provoca costumam ser um forte indicador de que estas estruturas são necessárias.

Todavia, esta necessidade de tratamento só pode ser avaliada por um médico ortodontista, que será também responsável por indicar o tipo e material de Aparelho mais indicado para o seu caso.

Na Medway contamos com uma equipa especialista em Ortodontia e em Aparelhos Dentários que se encontra disponível para uma avaliação rigorosa. Com os recursos e meios mais inovadores do mercado, conseguirá perceber se tem de usar um Aparelho Dentário para dormir e em que moldes.

Conte connosco para viver uma vida sem desconfortos dentários e musculares.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais